Reforços e Estabilidade: A Nova Era do Botafogo-SP Sob a Liderança de Soutto
O Botafogo-SP se prepara para um novo capítulo sob a direção de Soutto, que promete transformar a equipe a partir de 2026. Em declarações feitas ao repórter Luís Augusto, no Arena CBN Especial de Natal, o dirigente ressaltou a importância de iniciar um projeto sólido, longe da urgência de apagar incêndios. ‘Estamos diante de um novo momento do clube, com perspectivas não apenas para 2026, mas também para os próximos anos. É hora de o Botafogo dar um salto e conquistar grandes objetivos’, afirmou.
Ele também enfatizou o desejo de proporcionar uma experiência positiva ao torcedor, que, segundo ele, anseia por estabilidade e campanhas consistentes, tanto no Campeonato Paulista quanto na Série B. ‘Estamos buscando não só escapar de sofrimentos passados, mas construir uma base sólida. O primeiro passo é garantir que o clube esteja estável e consciente da sua grandeza’, destacou.
Este ano, segundo Soutto, será distinto, trazendo novas metas e sonhos. Após sua experiência no Tricolor e uma passagem pelo Betim, onde competiu no Mineiro de 2025, Soutto aceitou o convite de Adalberto Baptista, presidente do Conselho Administrativo da Botafogo S.A., e se juntou à equipe na reta final da Série B. ‘Quando cheguei, encontrei um cenário pouco claro. A ameaça de rebaixamento pairava sobre nós até o último minuto da última rodada, o que prejudicou nosso planejamento e orçamento’, explicou.
Ele continuou, ressaltando as diferenças nos perfis de atletas, que variam conforme a divisão em que o time se encontra. ‘A permanência na Série B trouxe mais clareza às nossas ações. Com a chegada de Cláudio Tencati, começamos a definir o perfil de jogadores que precisamos e a trabalhar em um planejamento mais estratégico.’ Soutto se mostrou otimista, dizendo que, apesar das dificuldades do mercado inflacionado, está colaborando para ajudar o técnico André a evitar desgastes desnecessários.
A carga de trabalho foi intensa nos dias que se seguiram ao fim da última Série B, mas Soutto acredita que a equipe está em uma boa linha de reforços e planejamento. ‘Estamos conseguindo estruturar o time de forma competitiva e espero que possamos continuar nessa trajetória de fortalecimento’, afirmou.
Soutto também compartilhou sua função multifacetada dentro do clube, onde tem atuado por conhecer bem a cultura organizacional. ‘Estou fazendo de tudo um pouco. É uma função nova e, apesar das dificuldades, tenho participado ativamente das decisões. O André me dá liberdade para propor ideias e trabalhamos juntos nesse processo’, concluiu.

