Coelho Começa com o Pé Direito na Copinha
No último sábado (3/1), a equipe sub-20 do América fez uma estreia memorável na Copa São Paulo de Futebol Júnior, ao vencer o Noroeste com um impressionante placar de 4 a 1, em partida realizada em Ribeirão Preto (SP). Com essa vitória, o Coelho inicia sua campanha com força total, buscando um título que não conquista desde 1996.
O primeiro gol do jogo aconteceu aos 27 minutos do primeiro tempo. Em uma jogada de recuperação, Kauan Cristtyan desarmou um adversário na intermediária, e a bola sobrou para o camisa 10, Júlio, que não hesitou em finalizar no canto direito do gol, sem chance para o goleiro rival.
Jogadas Ensaiadas e Pênalti: A Receita do Sucesso
O segundo gol foi resultado de uma jogada ensaiada aos 38 minutos. Em um escanteio cobrado pelo lado direito, Júlio tocou para o meio. A bola retornou para Luis Henrique, que dominou dentro da área e passou para Tallyson, defensor que, surpreendentemente, finalizou e fez o segundo gol do Coelho.
O terceiro gol chegou aos 18 minutos do segundo tempo. Após belo cruzamento de Kappel, Hiago, que havia entrado na segunda etapa, cabeceou firme para aumentar a vantagem do América. Com a torcida empolgada, o jogo parecia cada vez mais a favor do time.
Mais tarde, aos 21 minutos do segundo tempo, o árbitro marcou um pênalti a favor do América, após um jogador do Coelho ser derrubado na área. O atacante Kauan foi para a cobrança e, com precisão, colocou a bola no fundo das redes, ampliando a vantagem para 4 a 0.
Um Gol do Noroeste e a História do América na Copinha
Nos minutos finais do jogo, aos 38 minutos do segundo tempo, o Noroeste conseguiu marcar o seu único gol, com Gustavo, que bateu de fora da área, firme, diminuindo o placar para 4 a 1. Apesar do gol, o América assegurou sua vitória e começou a competição com o pé direito.
O América possui uma história rica na Copa São Paulo de Futebol Júnior, mas a última vez que conquistou o torneio foi há 30 anos, em 1996, quando venceu o Cruzeiro por 2 a 1. Em 2023, o Coelho ficou muito próximo do título, terminando como vice-campeão ao perder para o São Paulo, na final da Copa do Brasil Sub-20, em um jogo emocionante realizado no Independência.
Com a vitória, o América dá um passo importante em busca do tão sonhado título da Copinha, que ocorre entre os dias 2 e 25 de janeiro, em comemoração ao aniversário de São Paulo. Nesta 56ª edição, 128 equipes competem, divididas em 32 grupos, com os dois melhores de cada chave avançando para as fases eliminatórias, culminando na grande decisão do torneio.
O treinador Eduardo Guadagnucci, anunciado para liderar a equipe até 2026, confia que a formação atual do time pode trazer resultados positivos e reviver a história de conquistas do Coelho na competição. A expectativa é que, com o alto desempenho apresentado na estreia, o América continue avançando no torneio e quem sabe, finalmente conquiste novamente o título tão aguardado.

