Uma Nova Fase Cultural
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto retoma sua agenda mensal com o projeto Resenha Preta, que abre as portas para as atividades de 2026. O primeiro encontro ocorrerá neste sábado (17), às 10h, na sede da instituição (Rua Professor Mariano Siqueira, 81 – Jardim América), com entrada gratuita. O evento focará no livro “Versos, Prosas e Desabafos”, estreia da escritora ribeirãopretana Rita Cruz, que participará do debate mediado por Maitê Gomes. Este encontro promete ser um espaço de reflexão e troca sobre questões relevantes.
Iuliana Souza, mais conhecida como Yú, que é a idealizadora e produtora cultural do Resenha Preta, destacou a relevância do livro escolhido para essa primeira atividade do ano. Segundo ela, a narrativa aborda temas como memória, identidade e experiências vividas. “O objetivo do Resenha Preta é incentivar a população a ler, ouvir e refletir em uma experiência literária coletiva, onde a leitura se torna o ponto de partida para conversas sobre identidade, racismo, afetos, território e resistência. O livro de Rita Cruz encapsula todos esses elementos”, afirmou Yú.
Desde sua criação em 2019, o Resenha Preta atua como um clube de leitura focado na literatura afro-brasileira, com a missão de valorizar essa produção e promover a autoestima da população negra. O projeto, que passou por reestruturação no ano passado, volta a se unir à Fundação do Livro e Leitura, reforçando o compromisso com uma programação que destaca a literatura negra e fomenta um ambiente propício ao diálogo e à formação. “Estamos ansiosos para ampliar as interações com o público e consolidar esse espaço como um ponto de troca e escuta”, finalizou a idealizadora.

