Atendimentos gratuitos de saúde feminina em Indaial
A Unidade Móvel Saúde da Mulher, iniciativa do Governo de Santa Catarina, dará início aos atendimentos em Indaial nesta segunda-feira, 19. O serviço visa proporcionar a realização de exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para as moradoras do município e das cidades vizinhas. A expectativa é que sejam efetuadas mais de 1,4 mil mamografias e mil ultrassonografias de mama, com o intuito de diminuir a fila de espera por esses procedimentos na região.
Os atendimentos ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no estacionamento lateral da Prefeitura Municipal de Indaial, localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 126, no Centro. As usuárias que estão cadastradas no Sistema de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) serão chamadas conforme a sua posição na lista de espera. Para ser atendida, é necessário apresentar a guia autorizada, o Cartão Nacional do SUS e um documento de identificação oficial com foto.
Equipamentos e equipe qualificada para procedimentos seguros
A carreta conta com um mamógrafo e um aparelho de ultrassonografia, além de uma equipe multiprofissional composta por um médico radiologista, técnicos em radiologia e enfermagem, assegurando a qualidade e a segurança durante o atendimento. Isso é fundamental, já que a detecção precoce de anomalias pode ser decisiva para o tratamento eficaz do câncer de mama.
O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, destacou a importância da Carreta da Mulher para a descentralização dos serviços de saúde: “Estamos promovendo a aproximação dos serviços de saúde às catarinenses. O objetivo do Estado é aumentar significativamente o número de exames realizados, o que permitirá um início mais ágil do tratamento e uma melhoria na qualidade de vida das pacientes”, afirmou.
Uma ação que faz a diferença na saúde das mulheres
A Unidade Móvel Saúde da Mulher é parte do Programa de Promoção e Prevenção da Saúde da Mulher, projetado para fortalecer as estratégias de detecção precoce do câncer de mama. Com um investimento que gira em torno de R$ 18 milhões, o Estado disponibilizou dois veículos equipados, capazes de realizar mais de 40 mil procedimentos ao longo do ano. As carretas estão programadas para percorrer as 17 Regiões de Saúde de Santa Catarina, ampliando o acesso das mulheres aos serviços de saúde essenciais.

