Planos Sustentáveis para os ‘Ensaios da Anitta’
Os fãs de Anitta podem ficar tranquilos: a turnê de verão da cantora, conhecida como “Ensaios da Anitta”, está garantida por muitos anos, conforme revelou Diogo Duílio, sócio e fundador do Grupo Onda, responsável pela produção do evento. Em uma entrevista à CBN, ele destacou que o projeto foi concebido para ter uma longevidade significativa.
Segundo Diogo, os ‘Ensaios da Anitta’ são uma iniciativa em constante evolução. “A cada ano, a Anitta traz um novo conceito, e nosso trabalho é traduzir essa visão em uma operação cada vez mais eficiente. Vejo o evento se consolidando como a maior label do verão brasileiro, oferecendo novas experiências ao público”, afirmou Duílio. Ele enfatizou ainda que o projeto está sempre se reinventando, com um olhar no futuro.
Crescimento e Desafios da Turnê
Desde sua consolidação em 2019, os ‘Ensaios da Anitta’ se tornaram um evento de grande porte, promovendo shows em diversas cidades antes do carnaval. Nesta temporada, a turnê começou em 10 de janeiro e se estende até 8 de fevereiro, abrangendo oito capitais: Belém, Fortaleza, Recife, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo, além de Campinas e Ribeirão Preto no interior de São Paulo. Com a maioria dos ingressos já esgotados, apenas Curitiba e Ribeirão Preto ainda têm entradas disponíveis.
Diogo Duílio apontou que o maior desafio da turnê é a logística de se apresentar em tantas localidades em um curto espaço de tempo. “Desmontar uma estrutura em uma cidade para, em poucos dias, montá-la novamente em outra exige um planejamento detalhado e uma logística bem definida. Precisamos garantir que a qualidade da experiência do público seja sempre mantida”, explicou.
Escolha das Cidades e a Diversidade
Embora este ano os fãs tenham sentido falta dos ‘Ensaios’ em cidades como Salvador, o executivo comentou que a seleção das localidades é realizada em conjunto com Anitta. De acordo com ele, a antecipação do carnaval e a escolha de locais maiores, como estádios, foram fatores que influenciaram as decisões. Além disso, ele destacou a importância de levar o evento para cidades que nunca o receberam, como Belém.
“A escolha das cidades envolve uma análise integrada da infraestrutura disponível, da capacidade de receber a estrutura e da demanda do público. Expandir para fora do eixo Sudeste é crucial para manter o caráter nacional dos Ensaios e celebrar a diversidade do Brasil”, ressaltou.
Preparação para o Carnaval
Os ‘Ensaios da Anitta’ funcionam como um aquecimento para o carnaval, antecipando o repertório que a cantora irá apresentar no trio elétrico. Este ano, o Bloco da Anitta será realizado em três cidades: Salvador (13/2), São Luís (14/2) e, finalizando o carnaval, no Rio de Janeiro (21/2). Além desses eventos, Anitta ainda fará uma apresentação privada no Rio na terça-feira de carnaval e estará em um camarote da Sapucaí no sábado das campeãs.
A artista afirmou que tem tentado, sem sucesso, levar o “Ensaio” para o Parque Olímpico, na Zona Sudoeste do Rio. Fãs começaram a pressionar nas redes sociais do prefeito Eduardo Paes pedindo autorização para realizar o evento no local, que já pode acomodar até 100 mil pessoas. Durante uma coletiva antes do primeiro show deste ano, Anitta expressou sua frustração com as mudanças de local, lembrando que já passaram pelo Jockey Club da Gávea e pela Marina da Glória, e, neste ano, retornaram ao Riocentro.
Durante a apresentação, Anitta manifestou o desejo de continuar cantando até mais tarde, mas explicou que era necessário encerrar o show até às 22h devido à legislação de silêncio. Os fãs se mostraram receptivos à ideia do Parque Olímpico, considerando que a distância das áreas residenciais poderia tornar essa opção mais viável.
A CBN entrou em contato com a prefeitura do Rio em busca de esclarecimentos sobre a liberação do local, mas ainda não obteve resposta.

