Cravinhos brilha na Copa São Paulo de Futebol Júnior
O município de Cravinhos se tornou um verdadeiro ponto de encontro para os apaixonados por futebol no último mês de janeiro. No final do ano passado, foi anunciado que a cidade seria uma das 30 sedes da 56ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, um evento importante organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF), que reúne 128 equipes da base do futebol brasileiro.
A sede de Cravinhos foi designada para o Grupo 12, que contou com equipes como I9 Ribeirão Preto (SP), Vasco da Gama (RJ), Guanabara City (GO) e Velo Clube (SP). Cada rodada atraiu cerca de 2.500 torcedores, que puderam acompanhar jogos emocionantes, evidenciando a qualidade técnica dos times em campo. Uma novidade destacada nesta edição foi a instalação de iluminação no estádio, possibilitando a realização de partidas noturnas e proporcionando mais conforto aos jogadores e à torcida, evitando a exposição ao sol durante os jogos.
O prefeito de Cravinhos, Itamar Bueno, ressaltou a importância da estrutura montada para receber as equipes. “Desde o início, preparamos uma logística robusta para acolher todos os participantes. As equipes da Secretaria de Esportes, da Garagem Municipal e das Obras se dedicaram intensamente para preparar o Estádio do Bela Vista em um curto espaço de tempo. Tenho certeza de que todos se sentiram bem-vindos, tanto os atletas quanto os torcedores”, afirmou o prefeito.
No total, durante a fase inicial do torneio, foram realizados seis jogos, com 19 gols anotados. As equipes que avançaram para a segunda fase foram o Guanabara City (GO) e Vasco da Gama (RJ), com respectivos 7 e 6 pontos, após duas vitórias e um empate para o time goiano e duas vitórias e uma derrota para o carioca.
O secretário municipal de Esportes de Cravinhos, Antônio Galatti, também expressou sua gratidão: “Agradeço ao prefeito Itamar Bueno e ao vice-prefeito Yann Carrascosa pelo apoio fundamental que nos forneceu para a realização da Copa São Paulo de Futebol Júnior em nossa cidade. O trabalho da equipe da Secretaria de Esportes foi essencial para garantir que o Estádio estivesse em condições perfeitas para receber todos os jogos. As equipes que aqui participaram também se comportaram exemplarmente dentro e fora de campo.”
A qualidade da estrutura e a hospitalidade da cidade foram tão notáveis que a Federação Paulista de Futebol decidiu realizar as fases eliminatórias na própria Cravinhos. Na segunda fase, o Guanabara City (GO) enfrentou o Tuna Luso Brasileira, saindo vitorioso com um gol a zero. Na terceira fase, a equipe goiana se deparou com o Botafogo de Ribeirão Preto, em um jogo que atraiu uma grande multidão ao Estádio Municipal do Bela Vista. O duelo terminou empatado em 0 a 0 no tempo normal, mas o goleiro Samuel, do Guanabara, brilhou ao defender dois pênaltis, garantindo a vitória de sua equipe por 4 a 3.
Esta foi a primeira participação do Guanabara City na competição, que seguiu para as oitavas de final, onde enfrentou o Atlético Piauiense. O jogo novamente terminou em empate sem gols, e o time goiano venceu nos pênaltis por 4 a 3, com Samuel se destacando mais uma vez ao defender dois pênaltis.
O presidente do Guanabara City, Anderson dos Santos, expressou satisfação: “Agradecemos todo o acolhimento que recebemos em Cravinhos, seja nas partidas, nos hotéis e em todos os lugares que nossos atletas e comissão técnica frequentaram. A torcida e a administração municipal nos proporcionaram o suporte necessário. Estamos muito felizes com o desempenho de nossos atletas na competição.”
Embora o Guanabara tenha avançado até as quartas de final, o time enfrentou o Cruzeiro em São Carlos e foi derrotado por 3 a 0, resultando na eliminação da equipe.
A final da Copa São Paulo de Futebol Júnior ocorreu no dia 25 de janeiro, data em que se celebra o aniversário da cidade de São Paulo, no Estádio do Pacaembu. A partida decisiva foi entre Cruzeiro e São Paulo, e a equipe mineira saiu campeã ao vencer por 2 a 1.
Durante o jogo entre Guanabara City e Botafogo de Ribeirão Preto, o Estádio Bela Vista também recebeu a presença do ex-jogador Lucas Severino, que compareceu com sua família, incluindo seu filho, Pedro Severino.

