Descontentamento nas Políticas de Imigração
Em entrevista à CNN, a pesquisadora Gabrielle Oliveira, professora de Educação, Imigração e Política Internacional na Universidade de Harvard, afirmou que a política migratória de Donald Trump ainda provoca frustração na população americana, evidenciando divisões internas no movimento Maga (Make America Great Again). Este é o movimento político criado por Trump que busca resgatar valores e tradições americanas.
Segundo Gabrielle, uma pesquisa recente realizada pelo jornal ‘The New York Times’ em parceria com a Universidade Siena aponta que 61% dos entrevistados desaprovam as estratégias de imigração do presidente. Para ela, esse descontentamento não se resume a uma mera insatisfação pública, mas reflete um problema crescente dentro do Partido Republicano.
Complexidade das Justificativas Políticas
“Está muito complicado explicar isso para os americanos. A questão do uso de armas, além das divisions internas tanto no Partido Republicano quanto no movimento Maga, gera uma confusão que torna a situação ainda mais delicada”, destacou Oliveira, ressaltando a complexidade que envolve as justificativas em torno das políticas de imigração de Trump.
A especialista acredita que, ao contrário de outras questões como tarifas ou economia, a imigração se torna um ponto de fissura mais profundo, afetando a coesão interna do movimento. Isso se reflete nas tensões que estão cada vez mais evidentes entre os membros do movimento, que se vêem diante de uma crise de identidade e propósito.
Possíveis Consequências e Desafios para o Congresso
Gabrielle também alertou sobre os impactos que essa crise política pode ter, podendo culminar em um eventual ‘shutdown’ do governo, caso o Congresso não consiga aprovar a legislação necessária. “Isso vai influenciar e deixar todo mundo muito irritado. Historicamente, os americanos não toleram bem o fechamento do governo, embora isso tenha se tornado uma prática recorrente”, explicou.
Ela adicionou que o aumento do volume de ligações feitas pelos cidadãos para deputados e senadores é um sinal claro de que os eleitores estão preocupados com a situação atual. “Nunca houve um volume tão alto de contatos por parte dos eleitores em relação a essa questão. Isso evidencia que as pessoas estão atentas e insatisfeitas com a gestão atual”, afirmou.
Fragilidade do Movimento Maga em Estados Democratas
Segundo a professora, a pressão crescente sobre os congressistas é indicativa do descontentamento com as políticas de Trump, mas o maior desafio parece residir na fragilidade do movimento Maga diante da polarização interna. “Os problemas vão se intensificar, já que as divisões em torno das políticas migratórias são mais visíveis do que em outras áreas, como tarifas e economia”, pontuou Gabrielle.
Além disso, a resistência que Trump enfrenta em estados tradicionalmente democratas complica ainda mais essa dinâmica. O movimento Maga, segundo Oliveira, está perdendo força nessas regiões, enquanto a oposição se torna cada vez mais ativa e vocal. “Enquanto continuarem a insistir em ações que são impopulares nos estados democratas, essa visibilidade vai continuar a armar a oposição e a perpetuar as divisões dentro do movimento Maga”, concluiu.

