Troca de Mensagens Revela Sintomas Ignorados
Áudios obtidos pela EPTV, afiliada da TV Globo, mostram uma conversa onde a dentista Fernanda Borges da Silva, denunciada por complicações em procedimentos estéticos em Ribeirão Preto (SP), tenta tranquilizar Natali Bonarelli, uma paciente de Guaíra (SP), sobre os problemas que ela enfrenta após os procedimentos. Em agosto do ano passado, Natali passou por intervenções em uma clínica de Fernanda e começou a sentir inchaços, dores intensas e secreções nos pontos cirúrgicos do pescoço.
No diálogo, Natali expressa sua preocupação com os sintomas e questiona se deveria procurar um médico. A resposta da dentista foi de que os efeitos eram normais e que ela deveria tomar um antibiótico.
“Hoje está doendo muito. Esse lado esquerdo que está confuso. Eu não estou aguentando de dor. Está doendo demais, demais, demais. É normal assim mesmo? Eu tenho que ir ao médico?”, indaga Natali.
A dentista, por sua vez, afirma: “Pela foto que você me mandou de manhã, tá normal. Sair um pouquinho de pus pode acontecer, mas me manda como está a foto agora. Eu já fiz uma receita pra acrescentar um outro antibiótico, porque ele consegue pegar outros tipos de bactéria”.
Investigações em Andamento e Restrições na Prática
A profissional enfrenta pelo menos quatro denúncias na Polícia Civil e, desde setembro do ano passado, está proibida de realizar procedimentos estéticos em sua clínica, que foi interditada pela Vigilância Sanitária devido a graves irregularidades encontradas no local. O Conselho Federal de Odontologia também está acompanhando a situação e ressaltou que dentistas não têm autorização para realizar esses tipos de procedimento.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial (Sobracibu) confirmou que Fernanda não faz parte de seu quadro de membros e que ela não chegou a concluir o processo de filiação.
“Ressaltamos que ela sequer concluiu o processo de filiação, permanecendo apenas na fase inicial de cadastro, sem aprovação ou validação pela entidade”, informaram em nota.
A Defesa da Dentista e o Testemunho da Paciente
A advogada de Fernanda, Mônica Paula Lino, se manifestou afirmando que as pacientes que relataram complicações não foram submetidas a exames que comprovem as alegações. Segundo ela, as reclamações surgem de uma tentativa de desmerecer a profissional, que se encontra em uma situação vulnerável devido às denúncias recebidas.
“Essas pacientes têm se aproveitado do contexto para destacar pejorativamente a profissional em uma vil tentativa de reaver os valores pagos pelos procedimentos, por estarem insatisfeitas”, disse a advogada.
Natali Bonarelli, por sua vez, relata a sua experiência ao encontrar a dentista através de um perfil nas redes sociais e decidiu realizar procedimentos que totalizavam R$ 8 mil, parcelados devido à falta de recursos, confiando na segurança que Fernanda transmitiu durante a consulta inicial. A dona de casa mencionou que, após as cirurgias, começou a sentir sintomas alarmantes que a levaram a procurar ajuda médica em Barretos (SP).
Consequências e Reflexões Após o Procedimento
Após ser atendida, Natali foi diagnosticada com uma inflamação na região do pescoço e informada de que o procedimento não deveria ter sido realizado por um dentista. “Eu não sabia que eles não poderiam fazer. Só fui entender a gravidade depois de tudo isso”, desabafa a paciente.
Seis meses após os procedimentos, Natali ainda convive com cicatrizes e dores constantes. Ela relembra a sensação de traição e desilusão com a profissional e com o processo estético que deveria melhorar sua autoestima. “Se eu soubesse de tudo isso, eu não teria feito. Tinha continuado do jeito que eu estava”, conclui.
A situação envolvendo a dentista e suas pacientes continua a ser monitorada pelas autoridades, enquanto Natali aguarda respostas e busca recuperar-se dos efeitos adversos das intervenções realizadas.

