Oportunidade para Estudantes do Ensino Médio
O Governo do Estado de São Paulo anunciou que estão abertas as inscrições para a nova seleção do programa Aluno Monitor do BEEM (Bolsa Estágio Ensino Médio) na região de São José do Rio Preto. Ao todo, são 500 vagas destinadas a estagiários nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Estudantes que estão cursando a 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio podem se candidatar. O prazo para registro vai até o dia 6 de março.
Para poder participar do processo seletivo, os alunos devem ter no mínimo 14 anos e apresentar uma frequência geral igual ou superior a 85% no último ano letivo. Além disso, o desempenho acadêmico nas avaliações da rede também será levado em consideração, conforme a série em que o estudante se encontra.
No caso dos matriculados na 1ª série, será analisado o resultado da prova do 9º ano, que será aplicada em 2025, pelo Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Já para os alunos da 2ª e 3ª séries, a referência serão as avaliações correspondentes das 1ª e 2ª séries do Provão Paulista Seriado, também realizadas em 2025.
Os candidatos selecionados receberão bolsas de R$ 307,36 para uma carga horária de oito horas semanais, e R$ 576,30 para 16 horas semanais, durante um período máximo de 10 meses. As atividades de monitoria incluem planejamento, estudos e participação na trilha formativa Multiplica Aluno Monitor. O início das atividades está previsto para o dia 9 de março.
Funções dos Monitores e Suporte nas Aulas
Os alunos que atuam como monitores no programa BEEM desempenharão um papel importante, auxiliando os professores na orientação de estudos em língua portuguesa e matemática. Essa orientação é parte da grade curricular dos 6º e 9º anos do Ensino Fundamental, além da 3ª série do Ensino Médio — e, nas escolas integrais, também se estende à 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.
Uma das principais funções dos monitores é trabalhar com grupos de 10 a 20 alunos, ajudando-os a se engajar e aprender os conteúdos do ano letivo, além de suprir eventuais defasagens educativas. Os estudantes terão a opção de escolher entre atuar em matemática ou em língua portuguesa. Além das aulas de orientação, as escolas poderão organizar grupos de estudo e plantões de dúvidas para complementar a carga horária.
Os gestores escolares são responsáveis pela seleção dos monitores, que deve levar em conta a série dos estudantes que serão atendidos:
- Monitores da 1ª série: podem atender classes do 6º e 9º anos do Fundamental e da 1ª série do Médio.
- Monitores da 2ª série: podem atender classes do 6º e 9º anos do Fundamental e das 1ª e 2ª séries do Médio.
- Monitores da 3ª série: podem atender classes do 6º e 9º anos do Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Médio.
Como se Inscrever no Aluno Monitor do BEEM
Os interessados em participar do programa Aluno Monitor do BEEM devem realizar sua inscrição pela internet, através do site da Secretaria Escolar Digital (SED). O processo é simples e pode ser feito seguindo os passos a seguir:
- Acesse o site da SED;
- Clique em “Aluno” no menu lateral esquerdo;
- Selecione “Aluno Monitor” > “Inscrição”;
- Escolha “Edital – Aluno Monitor do BEEM 2026”; e
- Confirme a inscrição.
Aqueles que forem aprovados nos critérios de seleção passarão por entrevistas com bancas examinadoras nas escolas, etapa que possui caráter eliminatório. O edital completo foi publicado na edição de 5 de fevereiro do Diário Oficial do Estado.
Avaliação e Acompanhamento dos Monitores
A atuação dos monitores será supervisionada pelo coordenador da escola e pelo professor responsável pela orientação de estudos. Para garantir o desempenho adequado, serão utilizados indicadores de aprendizagem e evolução nos resultados da plataforma Tarefa SP, na Prova Paulista e no simulado Saeb. Como parte das condições para o recebimento da bolsa, os monitores deverão enviar um relatório mensal detalhando as atividades realizadas com seus grupos de monitoria, que estará sujeito à avaliação da unidade escolar.
Essa é uma excelente oportunidade para os estudantes do Ensino Médio, pois além de contribuir para a educação de seus colegas, poderão desenvolver habilidades valiosas e receber uma ajuda financeira ao longo do processo. Não fique de fora!

