Coelho brilha na estreia da Copinha
A equipe sub-20 do América começou sua trajetória na Copa São Paulo de Futebol Júnior com uma impressionante vitória de 4 a 1 contra o Noroeste, em partida realizada neste sábado (3/1) em Ribeirão Preto (SP). O jogo marcou a abertura da fase de grupos do torneio, e com esse resultado, o Coelho mostrou suas credenciais desde o início.
O primeiro gol do América foi anotado aos 27 minutos do primeiro tempo. Após uma rápida recuperação de bola feita por Kauan Cristtyan perto da meia-lua, a redonda sobrou para Júlio, que não desperdiçou a oportunidade e colocou a bola no canto direito da rede, sem dar chances ao goleiro adversário.
A segunda rede balançou aos 38 minutos, resultado de uma jogada ensaiada em um escanteio. Júlio, novamente, foi o responsável pela cobrança, tocando para o meio, onde a bola voltou a Luis Henrique. O defensor, com habilidade, dominou a bola dentro da área e assistiu a Tallyson, que finalizou com precisão, ampliando a vantagem.
No segundo tempo, o América continuou superior, e aos 18 minutos, Hiago, que havia sido substituído, marcou o terceiro gol. Ele aproveitou um cruzamento preciso de Kappel e, com um golpe de cabeça, mandou a bola para o fundo das redes.
Logo após, aos 21 minutos da metade complementar, um pênalti foi marcado para o América após Kauan ser derrubado dentro da área. Ele mesmo assumiu a responsabilidade e converteu com firmeza, selando o quarto gol do Coelho.
O Noroeste, mesmo com a desvantagem, não se entregou e conseguiu marcar o seu gol aos 38 minutos do segundo tempo, quando Gustavo disparou um chute forte da entrada da área, diminuindo o placar para 4 a 1.
O América busca um feito que não acontece há três décadas: a conquista da Copinha. A única vez que o time levantou o troféu foi em 1996, quando venceu o Cruzeiro na final por 2 a 1. Recentemente, em 2023, o Coelho chegou perto do título, terminando como vice-campeão da Copinha, e perdeu a final da Copa do Brasil Sub-20 para o São Paulo, em uma partida acirrada que terminou em 2 a 1, no Estádio Independência, em 9 de dezembro. Apenas três dias depois, o clube anunciou Eduardo Guadagnucci como novo treinador, com a expectativa de levar a equipe ao sucesso em 2026.
A Copinha 2026, que acontece entre 2 e 25 de janeiro, celebra sua 56ª edição e reúne um total de 128 equipes. Os times estão divididos em 32 grupos, sendo que os dois melhores de cada chave avançam para a fase eliminatória, que conta com seis etapas até a decisão do campeonato.

