Iniciativa Sustentável em Ribeirão Preto
São Paulo, 23 – O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, participou nesta sexta-feira, 23, da inclusão do modelo Tera, da Volkswagen, no programa Carro Sustentável, uma iniciativa do Mover. O anúncio ocorreu na Concessionária Santa Emília, situada em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
A visita ao município também incluiu a concessionária Rodonaves, representante da Iveco, onde Alckmin enfatizou os benefícios do programa Move Brasil. Este programa visa a renovação estratégica da frota de caminhões do país, tornando-a mais eficiente, segura e sustentável. Durante o evento, o vice-presidente anunciou um financiamento de R$ 10 bilhões destinado à renovação da frota de caminhões, marcando assim seu primeiro compromisso na cidade.
Sobre o Tera, Alckmin ressaltou que “é um carro flex, fabricado no Brasil, com IPI zero e uma taxa de reciclabilidade de 80%, que emite apenas 83 gramas de gás carbônico por quilômetro rodado”. Essas características tornam o modelo uma opção interessante dentro do cenário de mobilidade sustentável.
Programa Carro Sustentável Ganha Destaque
O programa Mover, que introduziu a modalidade de Carro Sustentável, privilegia veículos compactos com alta eficiência energética e fabricação nacional, isentando-os do IPI. Desde a implementação dessa medida, as vendas desses veículos no varejo aumentaram expressivos 51,5%.
Conforme informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a proposta não apenas atende a uma demanda ambiental, mas também promove justiça social. A redução nas alíquotas para veículos mais econômicos e menos poluentes resulta em uma diminuição de preços que pode chegar a R$ 13 mil. Essa iniciativa tem o potencial de tornar os automóveis sustentáveis mais acessíveis ao público.

