A formação em Esporte Paralímpico
A Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP está com inscrições abertas para o curso de Aperfeiçoamento em Esporte Paralímpico, que será realizado na modalidade a distância e terá início em abril de 2026. Esta formação surge em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com o intuito de qualificar profissionais em diversas áreas do esporte paralímpico.
Destinado a graduandos e graduados de qualquer campo de estudo, o curso busca atender a uma demanda histórica na formação esportiva: a necessidade de uma base sólida e científica aliada à prática cotidiana. O público-alvo abrange tanto profissionais quanto estudantes que desejam atuar em contextos como escolas, prefeituras, clubes, ONGs e projetos sociais. A coordenação do curso está sob a responsabilidade do professor Hugo Tourinho Filho, com a vice-coordenação a cargo do professor Rafael Pombo Menezes, ambos ligados à EEFERP.
Detalhes sobre a inscrição e carga horária
Serão disponibilizadas 150 vagas, as quais serão preenchidas por ordem de inscrição. As inscrições podem ser realizadas online até o dia 31 de março de 2026. Informações sobre os valores de inscrição e das mensalidades também estão disponíveis no site oficial. O curso contará com uma carga horária total de 188 horas, com aulas programadas para ocorrer entre 6 de abril e 30 de dezembro de 2026. As aulas remotas estão agendadas para as segundas e quartas-feiras, das 20h às 22h, utilizando a plataforma Google Meet. Além disso, estão planejadas duas visitas presenciais, incluindo atividades no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.
Módulos e objetivos do curso
A estrutura curricular do curso é dividida em dois módulos principais. O primeiro módulo aborda a iniciação, formação e gestão do esporte paralímpico, enquanto o segundo é voltado para o treinamento em rendimento, englobando as diversas modalidades paralímpicas. Os principais objetivos da formação incluem a compreensão do sistema de classificação funcional, a análise das modalidades paralímpicas com embasamento científico e o desenvolvimento de habilidades para liderar projetos de gestão e solucionar desafios na prática profissional.
Cabe destacar que a proposta do curso combina uma formação teórica e prática, promovendo atualização em ciência e tecnologia e promovendo discussões de casos reais. O interesse por esse tipo de formação é cada vez maior, refletindo uma crescente valorização e inclusão do esporte paralímpico na sociedade.
Para mais informações, é possível entrar em contato pelo telefone (16) 3315-0355.

