Impacto das Discussões Políticas nas Festas de Natal
Uma recente pesquisa da Quaest, divulgada neste sábado (20), indica que 21% dos brasileiros estão preocupados com a possibilidade de discussões políticas afetarem as celebrações de Natal. A pesquisa, que apresenta uma margem de erro de dois pontos percentuais, revela um panorama sobre as expectativas do povo para as festividades natalinas.
Os dados mostram que a imensa maioria, 76%, não tem receio de que a política interfira nas festividades, número que se manteve igual ao registrado em dezembro do ano passado. Além disso, 11% afirmam ter algum receio, enquanto 10% manifestam um forte temor sobre o tema. Apenas 3% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
Por outro lado, 87% dos entrevistados acreditam que questões políticas não afetarão suas celebrações de Natal. No entanto, 11% afirmam que alguns familiares podem optar por não participar dos encontros por motivos políticos.
Em um panorama geral, 85% das pessoas pretendem se reunir com a família durante esta época festiva, enquanto 13% declaram que não participarão dessas reuniões familiares.
Percepções sobre a Economia e as Compras de Natal
Além das preocupações políticas, a pesquisa também explorou a perspectiva econômica dos brasileiros em relação ao Natal. De acordo com os resultados, 37% dos entrevistados acreditam que a ceia deste ano será menos farta do que a do ano anterior, enquanto 36% afirmam que a ceia será semelhante e 23% acreditam que será mais abundante.
Em relação à compra de presentes, os números são igualmente reveladores: metade dos brasileiros (50%) planeja adquirir menos presentes em comparação ao ano passado. Outros 27% pretendem comprar a mesma quantidade, enquanto 19% afirmam que irão comprar mais.
O levantamento foi realizado com uma amostra de 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 11 e 14 de dezembro, e apresenta um nível de confiança de 95%.

