Iniciativa Inovadora na Educação Paulista
O projeto inovador de convivência da Escola Estadual Parque dos Sonhos, que rendeu à unidade de ensino em Cubatão o prêmio de Melhor Escola do Mundo em 2025, será ampliado. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) anunciou a criação da Rede Escola dos Sonhos, que pretende implantar suas ações em mais 100 escolas no próximo ano letivo. O modelo, que se destacou pela superação de dificuldades, será replicado em 30 unidades regionais de ensino (UREs) com maiores índices de vulnerabilidade social.
A escolha das 100 escolas que farão parte da Rede Escola dos Sonhos será realizada pelas regionais de ensino, priorizando áreas localizadas em regiões com maiores índices de vulnerabilidade, incluindo a capital, a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), Campinas, São José do Rio Preto e São Vicente.
Reconhecimento Internacional e Metodologia Eficaz
A Escola Estadual Parque dos Sonhos, localizada em Cubatão, foi agraciada com o World’s Best School Prize, promovido pela T4 Education, devido a um projeto focado em acolhimento, conexões sociais e cultura de paz entre os estudantes. Essa iniciativa tem contribuído para a superação de episódios de violência, priorizando o aprendizado e engajando os alunos em 21 projetos complementares, que vão desde a patinação artística até o esporte.
O secretário da Educação, Renato Feder, explica que a Rede Escola dos Sonhos visa fortalecer uma cultura de convivência, pautada em cuidado e responsabilidade compartilhada. A estratégia se baseará na sistematização e replicação das boas práticas da Escola Estadual Parque dos Sonhos, que se consolidou como um exemplo de promoção de um clima escolar positivo, mediação de conflitos e estímulo à participação dos alunos.
Régis Marques, diretor da escola, afirma que cada estudante é conhecido pelo nome e que os educadores são encorajados a desenvolver projetos que ressoem com o interesse dos alunos. “Temos 21 projetos em andamento, e nossos estudantes se destacam em competições regionais, como no vôlei, e até em níveis internacionais na patinação artística. Também implementamos o projeto ‘A Escola vai à sua Casa’, no qual nossos professores visitam as residências dos alunos para estreitar relações com as famílias”, revela.
Impacto Positivo na Comunidade Escolar
Desde que começou sua gestão, em 2016, Régis destaca que a escola não registrou ocorrências de invasão ou vandalismo desde 2021, refletindo uma mudança significativa no ambiente escolar. As diretrizes que surgiram da experiência da Escola Estadual Parque dos Sonhos serão fundamentais para a formação e implantação das práticas na nova rede de escolas.
A metodologia de implementação da Rede Escola dos Sonhos será organizada em torno de três pilares, que incluem formação continuada, acompanhamento territorial e a aplicação de práticas pedagógicas e de convivência. As escolas selecionadas passarão por uma jornada estruturada, contemplando temas como arte e cultura, esporte, sustentabilidade, mediação e comunicação.
Um Modelo de Política Pública para o Futuro
Daniele Quirino, diretora do Conviva (Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar) da Seduc-SP, ressalta que a Rede Escola dos Sonhos representa um modelo de política pública que reconhece o papel das escolas na inovação das práticas de convivência, visando expandir essa experiência de sucesso para toda a rede estadual.
Compromisso com a Educação em São Paulo
Nos últimos anos, o Governo de São Paulo tem se comprometido com a transformação da educação, implementando iniciativas que buscam deixar um legado para a população. Ações de grande impacto incluem a entrega de obras essenciais, o avanço em projetos históricos e a inclusão de milhões de pessoas em serviços básicos. Esses esforços refletem uma postura determinada para enfrentar desafios e garantir avanços significativos, reafirmando que a educação é prioridade na gestão pública.

