Discussões essenciais para o desenvolvimento infantil
A Prefeitura de Mogi das Cruzes participou, no último dia 29, do Encontro Caminhos para a Primeira Infância – Políticas que Transformam, um evento promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) em colaboração com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP). O encontro reuniu autoridades do sistema de controle e justiça, além de destacados especialistas na área da Primeira Infância.
Mogi das Cruzes foi representada pelo coordenador da Primeira Infância, Claudio Rodrigues, a secretária municipal de Assistência Social, Daniela Mariano, e as técnicas pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação, Andréa Garcia e Angélica Curvelo. Rodrigues destacou a relevância do evento, afirmando: “O encontro trouxe figuras de destaque na área da Primeira Infância do Brasil. Nossa presença reafirma o compromisso da cidade com políticas públicas fundamentadas em evidências, integração entre setores e proteção integral das crianças.”
A programação do evento contou com importantes palestras, incluindo a participação da presidente do TCE-SP, Cristiana de Castro Moraes, do presidente do TJ-SP, desembargador Francisco Eduardo Loureiro, e da desembargadora Gilda Cerqueira Diodatti. Destaque também para o lançamento do Prêmio TJ-SP e TCE-SP – Selo Primeira Infância, com contribuições de Roberta Veras, assessora técnica-procuradora do TCE-SP, e da juíza Michelli Vieira do Lago Ruesta Changman.
Entre os palestrantes, Halim Girade, coordenador técnico do Comitê da Primeira Infância do Instituto Rui Barbosa, abordou a relevância do investimento precoce no desenvolvimento infantil. Karina Fasson e Marina Fragata Chicaro, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, discutiram a intersetorialidade entre Saúde, Educação e Assistência Social. Por sua vez, Adriana Alvarenga, chefe do escritório do UNICEF em São Paulo, falou sobre as várias dimensões da pobreza que afetam a Primeira Infância.
O evento também apresentou os resultados da Auditoria Operacional em Primeira Infância, realizada pelo TCE-SP, com exposições de Roberta Veras e do diretor técnico da Unidade Regional de Mogi-Guaçu, Vanderlei Marçola. Rodrigues ressaltou a importância das discussões, declarando: “As reflexões apresentadas aqui vão qualificar as ações do município, especialmente aquelas focadas no fortalecimento das famílias e na proteção social das crianças. Participar desse evento amplia nosso entendimento e fortalece o diálogo com outras instituições.”
Com transmissão ao vivo no auditório da Escola de Governo e Gestão, no Cemforpe, cerca de 30 servidores de várias secretarias, órgãos e autarquias, que fazem parte do Grupo Técnico Intersetorial (GTI) da Primeira Infância, acompanharam a programação, reforçando a importância da abordagem intersetorial.
O coordenador destacou ainda a importância dessa troca de experiências, afirmando que: “Reunir servidores de diferentes áreas nos permite alinhar conceitos e avançar na construção de políticas públicas mais eficazes para a Primeira Infância. Este é um trabalho coletivo e contínuo.”

