Experiências Científicas em Movimento
O Museu Catavento, parte da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, dá início a uma nova fase de seu projeto itinerante, ‘Museu Catavento: Ciência que vai até você’. A ação faz parte do programa ‘CultSP na Estrada’ e visa levar atividades culturais e educativas a diversas regiões do estado. A partir desta quinta-feira, 29 de janeiro, a carreta estará em Santa Bárbara d’Oeste, oferecendo experiências científicas e oficinas educativas para o público, com visitação liberada das 8h30 às 17h30.
Com 20 metros de comprimento e uma área interna que pode ser expandida para 60 m², a carreta do Museu Catavento traz nove experimentos interativos nas áreas de física, química, biologia, geografia e história, possibilitando que as pessoas tenham acesso a um pedaço da exposição fixa do museu de forma lúdica e participativa.
Como Funciona a Visitação
Durante a visitação, os grupos podem participar de um circuito interno que dura cerca de 25 minutos e acomoda até 20 pessoas por sessão. Quatro educadores estarão presentes para orientar os visitantes nas experiências, atuando como mediadores da interação com os experimentos. Entre as atrações, destaca-se o Gerador de Van de Graaf, que provoca um efeito surpreendente nos cabelos por meio da tensão elétrica, além de uma bicicleta ergométrica que gera energia e uma maquete tridimensional do núcleo da Terra. Uma instalação também reproduz o canto de 30 espécies de aves brasileiras, proporcionando uma imersão na biodiversidade do país.
A acessibilidade é garantida na entrada da carreta, que poderá receber visitantes todos os dias da semana, dependendo da programação do município. Em complemento às experiências na carreta, haverá oficinas educativas ao ar livre, realizadas em parceria com espaços culturais locais, reforçando a missão do Museu Catavento de democratizar o conhecimento científico.
Serviço e Impacto Cultural
Os detalhes do serviço são os seguintes: a carreta estará em Santa Bárbara d’Oeste de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, localizada no Centro de Memórias “Historiador Antonio Carlos Angolini”, na Rua João Lino, nº 362, Praça 9 de Julho, no Centro. A expectativa é que o projeto impacte mais de 10 mil pessoas mensalmente, levando educação e cultura a diversas localidades através de sete polos estruturados em todo o estado, conforme o Sistema Estadual de Museus de São Paulo.
Os polos incluem regiões como São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Piracicaba, Sorocaba e a capital paulista, entre outras. O público-alvo abrange tanto moradores locais que visitam espontaneamente quanto grupos agendados, incluindo estudantes de escolas públicas e privadas, universidades e ONGs. Além das principais atrações, a carreta contará com outros aparelhos que fazem parte das seções permanentes do museu, como um dispositivo que simula o movimento de uma bailarina e uma “pista de embriaguez”, além de um experimento que ilustra a polaridade das moléculas utilizando água e óleo.
Os educadores, devidamente treinados, estarão à disposição para garantir que a experiência seja rica em aprendizado e interação. Quando estacionada, a carreta funcionará em qualquer dia da semana, exceto durante as movimentações entre localidades.

