Unidade Móvel de Prevenção e Cuidado da Saúde da Mulher
Em um esforço para melhorar o acesso das mulheres a consultas, exames e tratamentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Boa Vista, em colaboração com o Ministério da Saúde (MS), inaugurou na última sexta-feira, 16 de setembro, a Unidade Móvel de Prevenção e Cuidado da Saúde da Mulher.
Localizada no Centro de Prevenção do Câncer de Colo e Mama (CPCOM), essa iniciativa faz parte do programa “Agora Tem Especialistas”, do Governo Federal. A nova unidade móvel oferece uma gama de serviços, incluindo consultas ginecológicas e de mastologia, biópsias, exames de mamografia, ultrassonografias e teleconsultas. Com uma previsão inicial de permanência de 30 dias, essa unidade poderá estender seu tempo de atuação por mais um mês, dependendo da demanda.
Mareny Damasceno, secretária-adjunta de Saúde, destacou a importância da unidade móvel: “O CPCOM, desde 2016, atende mais de 5 mil mulheres anualmente, focando na prevenção e na detecção precoce do câncer de mama e colo do útero. Com as carretas da mulher que já realizam um trabalho itinerante em nosso município, a chegada da unidade do MS vem para complementar nossa ação e reduzir ainda mais as filas do SUS, além de fortalecer nossa rede de atendimento especializado”, afirmou.
Redução de Filas e Tempo de Espera
A exemplo das carretas já operadas pela prefeitura, o acesso à unidade do MS é feito através da Unidade Básica de Saúde (UBS). Após a consulta inicial, as pacientes são agendadas e referenciadas para o setor de regulação estadual, que se encarrega de encaminhá-las para as unidades especializadas, conforme explicou Andréa Maia, superintendente do MS em Roraima.
“A comunicação entre a regulação e a paciente ocorre por meio de telefonemas ou mensagens, informando a data e o horário do atendimento. Para ajudar na redução das filas e do tempo de espera, pedimos que as mulheres aguardando atendimento fiquem atentas ao celular”, enfatizou Andréa.
Esse foi o caso de Ana Paula Gauger, servidora que aguardava por um exame. Na última terça-feira, 13, ela recebeu a ligação da equipe e comentou: “Cheguei pensando que seria apenas um exame, mas já fui atendida pela médica. A equipe é muito atenciosa e consegue tranquilizar a gente. Recomendo muito a iniciativa. Toda mulher deve procurar o cuidado que merece”, afirmou Ana Paula.

