Acordo Fechado: Filipe Luís Fica no Flamengo até 2027
RIO DE JANEIRO/RJ – Em uma movimentação esperada, o Flamengo oficializou a renovação do contrato do técnico Filipe Luís na manhã desta segunda-feira, a poucos dias do prazo final. O treinador, que receberá um aumento salarial, se comprometeu com o clube até dezembro de 2027.
“A história NÃO vai parar de ser escrita. Ele fica até 2027!” comemorou o Flamengo em suas redes sociais, evidenciando a satisfação com a continuidade do trabalho do técnico.
Filipe Luís, que havia recebido o mesmo salário desde que assumiu em outubro de 2024, após a saída de Tite, estava entre os treinadores com a menor remuneração na Série A do Campeonato Brasileiro. Embora seu novo contrato traga uma valorização, ele ainda não será o técnico mais bem pago do país.
As negociações se arrastavam desde o primeiro semestre, e os últimos dias foram marcados por intensas conversas até que um acordo satisfatório fosse alcançado. O principal obstáculo era, sem dúvida, a questão financeira, mas o Flamengo se esforçou para atender a demanda do treinador, ajustando não apenas a remuneração, mas também aspectos como bonificações e a multa rescisória.
Para que o acordo se concretizasse, Filipe Luís teve que ceder em alguns pontos, reduzindo sua solicitação e aceitando o pacote que incluía a remuneração dos seus auxiliares: o espanhol Ivan Palanco e o preparador físico Diogo Linhares. Após quase desistir do negócio no último fim de semana, o clube recebeu, na noite de domingo, a resposta que permitiu o anúncio formal na manhã de segunda-feira.
José Boto, diretor executivo de futebol do Flamengo, comentou sobre a importância do desejo mútuo por continuidade. “O desfecho positivo só foi possível porque havia, de ambas as partes, o desejo genuíno de continuidade do projeto, além da disposição conjunta para convergir interesses e construir um acordo equilibrado e sustentável, que atendesse aos anseios do técnico e às políticas de governança do clube”, declarou.
A renovação do contrato de Filipe Luís é um marco importante para o planejamento do Flamengo para 2026. Apesar das conversas prolongadas, o técnico já participava do planejamento, e a demora na formalização do acordo gerou certa ansiedade, a ponto de a diretoria considerar a contratação de novos técnicos, como Leonardo Jardim, Artur Jorge e Thiago Motta. Contudo, a prioridade sempre foi garantir a permanência do atual comandante.
O treinador, que termina a temporada com grandes conquistas como o título do Brasileirão e da Libertadores e uma boa campanha na Copa Intercontinental, demonstrou interesse em continuar à frente do Flamengo. Filipe Luís, que já estava se inteirando do planejamento para 2026, viu na continuidade uma oportunidade de aprofundar seu trabalho.
No entanto, o desejo do técnico de um futuro na Europa foi um aspecto relevante nas conversas. A multa rescisória se tornou um ponto central, mas Filipe Luís reconheceu que o momento atual não seria o ideal para uma transferência, já que a janela europeia está menos aquecida e ele ainda carece de algumas credenciais exigidas pela Uefa para atuar na competição europeia.
Atualmente em férias na Europa, Filipe Luís aguarda a volta do elenco profissional do Flamengo, que está programada para a segunda quinzena de janeiro. Os jogadores se prepararão para a disputa do Campeonato Carioca, do Brasileirão e da Supercopa, sendo esta última marcada para o dia 24 de janeiro, quando o Flamengo enfrentará o Corinthians, buscando o primeiro título da temporada.

