Avenida Marechal Costa e Silva Recebe Radar Fixo
Ribeirão Preto (SP) está fazendo avanços significativos na segurança do trânsito com a introdução de radares fixos. A cidade dará início aos testes de um novo sistema de radares no próximo dia 27 de janeiro. O primeiro equipamento foi instalado na Avenida Marechal Costa e Silva, na zona norte, e já começou a gerar expectativa entre os motoristas. Este radar funcionará inicialmente em caráter experimental, visando avaliar a capacidade da empresa responsável, a RP Mobi, de atender às exigências do contrato estipulado pela prefeitura.
Embora o radar já esteja operacional no sentido bairro-Centro, especificamente na região do bairro Tanquinho, os motoristas não precisam se preocupar com multas neste momento. A fase de teste servirá para confirmar se a empresa pré-selecionada está apta a executar o serviço conforme o que foi prometido durante o processo licitatório.
Transparência e Segurança no Trânsito
O projeto do prefeito Ricardo Silva (PSD) prevê a instalação de um total de 70 radares fixos ao longo da cidade, que substituirão os radares móveis atualmente em uso. Segundo o prefeito, a implementação desse sistema visa trazer mais transparência para a fiscalização de trânsito, além de acabar com a chamada ‘indústria da multa’, que era percebida com a instalação de radares em locais inesperados.
Além dos 70 radares fixos, o projeto inclui a instalação de 40 radares híbridos. Esses equipamentos não apenas monitoram a velocidade dos veículos, mas também têm a capacidade de flagrar motoristas que desrespeitam sinais vermelhos ou que param de maneira imprudente sobre faixas de segurança. Para complementar, também estão programados 40 redutores eletrônicos que alertam os condutores quando excedem a velocidade permitida, além de cinco leitores automáticos de placas (LAPS) e duas lombadas móveis eletrônicas.
Expectativas para o Futuro
A expectativa é que a substituição gradual dos radares móveis pelos novos fixos ocorra ao longo de 2024. O processo licitatório para a implementação dos radares foi iniciado no final de 2023, com cinco empresas interessadas em participar do pregão presencial. No dia 12 de janeiro, a empresa Consórcio RP Vias Inteligentes foi selecionada como a pré-vencedora, apresentando a proposta mais competitiva em termos de custo.
Contudo, o contrato só será firmado após a conclusão bem-sucedida da prova de conceito agendada para o próximo dia 27. A população estará atenta aos resultados, que podem mudar a dinâmica do trânsito na cidade, trazendo não apenas segurança, mas também uma nova forma de gerenciamento do tráfego.

