PSDB abre mão de candidatura ao governo de São Paulo
Um dia após o deputado Kim Kataguiri (Missão) abandonar a disputa pelo governo de São Paulo, o pré-candidato Paulo Serra (PSDB) também desistiu e anunciou que concorrerá à Câmara dos Deputados. Com a saída dos dois, que juntos somavam 10% das intenções de voto na pesquisa Genial/Quaest, o cenário eleitoral paulista fica concentrado na polarização entre o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o ex-ministro Fernando Haddad (PT). A tendência dentro do PSDB é de apoio ao atual chefe do Executivo estadual.
Essa é a primeira vez na história que o PSDB não apresenta um candidato ao governo de São Paulo, estado emblemático para a sigla, que governou por quase trinta anos. As desistências também modificam o formato da disputa, que nos últimos dois pleitos contou com um terceiro nome que fragmentou os votos e levou a eleição para o segundo turno. Em 2018, Paulo Skaf obteve 21% dos votos, e em 2022 Rodrigo Garcia, tucano, alcançou 18%, ambos ficando em terceiro lugar mesmo com boa votação.
Aliança política e perspectivas para o PSDB
Paulo Serra, presidente estadual do PSDB, ainda não confirmou o apoio oficial ao governador Tarcísio, mas afirmou que a discussão sobre uma possível aliança está começando. Ele reconhece uma tendência favorável a essa aproximação, destacando uma “identidade” entre os projetos políticos dos dois. Por outro lado, Serra afirmou que uma aliança com Fernando Haddad seria “muito difícil”, devido ao PT ser considerado um “adversário histórico” do PSDB.
Leia também: São Paulo Anuncia a Instalação de 69 Salas DDM para Apoio a Mulheres Vítimas de Violência
Leia também: Aposta Arriscada: Haddad Enfrenta Tarcísio e Apostam no Futuro do PT em São Paulo

