Ampliação do Acesso à Saúde Especializada
A partir desta sexta-feira (30), 32 municípios brasileiros, incluindo Ribeira do Pombal, Cruz das Almas, Barreiras e Eunápolis na Bahia, passam a contar com as carretas de saúde do programa ‘Agora Tem Especialistas’. Este projeto, que tem como objetivo oferecer atendimentos essenciais para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), traz serviços de prevenção contra o câncer de mama e colo do útero, cirurgias de catarata, correções de visão e exames de imagem diagnósticos, fundamentais para o tratamento de doenças graves.
Nesta nova fase, as carretas se deslocam por 20 estados, incluindo Acre, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe, São Paulo e Tocantins, totalizando 47 unidades móveis. Essas carretas estão sendo implementadas em regiões com alta demanda por atenção especializada, garantindo que a assistência médica chegue à população em áreas de difícil acesso.
Carretas Especializadas na Bahia
Na Bahia, Eunápolis recebe pela primeira vez uma carreta com foco em oftalmologia, que antes atendia em Teixeira de Freitas. Pacientes de Ribeira do Pombal e Barreiras também são beneficiados com uma carreta voltada à saúde da mulher, já utilizada em outras cidades, como Juazeiro e Abaré. Além disso, em Cruz das Almas, uma nova unidade móvel se dedica a exames de imagem, oferecendo um suporte crucial para diagnósticos.
O programa ‘Agora Tem Especialistas’ foi desenhado para priorizar o diagnóstico precoce de doenças e a eficácia dos tratamentos. As carretas oferecem consultas com especialistas, tomografias e ultrassonografias, tudo direcionado a pacientes do SUS que foram agendados e encaminhados pelas secretarias de saúde locais.
Compromisso com a Saúde Pública
Os pacientes de Eunápolis podem agendar consultas para avaliações oftalmológicas, ultrassonografias e cirurgias de catarata, enquanto Ribeira do Pombal e Barreiras terão acesso a mamografias, ultrassonografias pélvicas e transvaginais, além de biópsias para diagnósticos precoces de câncer.
Resultados Visíveis e Impacto Local
Em 15 municípios brasileiros, as carretas já conseguiram zerar as filas de atendimento. Na lista estão Ceilândia (DF), Garanhuns (PE), Urucânia (RJ), Brasiléia (AC) e muitos outros, onde a população teve acesso rápido a diagnósticos de câncer de mama e exames ginecológicos. Também em Ribeirão Preto (SP) e Ariquemes (RO), os pacientes conseguiram realizar cirurgias de catarata, com mais de 1,2 mil procedimentos realizados até o momento.
Além das carretas de saúde da mulher, outras unidades móveis estão focadas em exames de imagem, essenciais para auxiliar os especialistas na definição das melhores condutas médicas. Até o final de 2023, o Brasil contará com um total de 150 carretas em operação, com a esperança de desafogar a demanda reprimida e aumentar a qualidade do atendimento.
Mulheres e Exames de Imagem
No que diz respeito à saúde da mulher, o programa também está atuando na ampliação da oferta de serviços. Entre as iniciativas estão mutirões, ampliação do horário de atendimento em policlínicas e o provimento de mais médicos especialistas. A inclusão de carretas especializadas em exames de imagem em municípios como Mazagão (AP) e Mauriti (CE) é um exemplo do esforço do governo para garantir agilidade na realização de diagnósticos.
O objetivo do programa é claro: aumentar o acesso aos serviços de saúde e proporcionar um cuidado especializado, desmistificando a ideia de que atendimento de qualidade está apenas nas grandes cidades. O ‘Agora Tem Especialistas’ é um passo importante na direção de uma saúde mais inclusiva e acessível para todos os brasileiros.

