Mudanças no Ranking da CBF
De acordo com informações divulgadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o ranking é fundamentado em um cálculo que leva em consideração o desempenho dos clubes nas competições nacionais ao longo dos últimos cinco anos. Neste processo, cada ano recebe diferentes pesos, com as competições mais recentes tendo um valor maior na soma final.
A Ferroviária, que competiu na Série C em 2024 e migrou para a Série B em 2025, mesmo enfrentando um rebaixamento, conseguiu um desempenho notável ao concluir o ranking com 2.201 pontos, subindo da 65ª para a 54ª posição. No entanto, entre os clubes que estavam na Série B, a Ferroviária terminou como o pior colocado.
Por outro lado, o Botafogo-SP teve um desempenho abaixo do esperado, somando 4.036 pontos e caindo da 32ª para a 34ª posição. O Tricolor, que permaneceu na Série B, novamente não teve a oportunidade de disputar a Copa do Brasil, o que poderia ter ajudado a melhorar sua posição no ranking.
Para 2026, a situação dos dois clubes permanece complicada, pois o Botafogo-SP segue na Série B, enquanto a Ferroviária retorna para a Série C, ambos fora da Copa do Brasil. Nos campeonatos estaduais, o Tricolor tem sua estreia marcada para o Paulistão no dia 11 de janeiro, enfrentando o Velo Clube fora de casa. Já a Ferroviária inicia sua jornada na A2 contra o Oeste, também fora de casa, no dia 9 de janeiro.

