Fundação do HC Ribeirão comanda novo hospital em Franca
A Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, vinculada à Universidade de São Paulo, conhecida como Faepa, foi escolhida como a Organização Social de Saúde (OSS) encarregada da gestão do Hospital Regional “Três Colinas”, localizado em Franca. Essa decisão foi formalizada em um despacho publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo na última sexta-feira, dia 23, após um processo de convocação pública realizado pela Secretaria de Estado da Saúde.
O processo de seleção da entidade gestora se baseou na Resolução SS nº 220, datada de 27 de novembro de 2025, a qual estabelece as diretrizes para a escolha da instituição que ficará à frente da unidade. No total, seis organizações sociais de saúde manifestaram interesse na gestão do hospital, mas apenas a Faepa e a Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca cumpriram com todos os requisitos estabelecidos no edital, apresentando planos operacionais e a documentação necessária.
A proposta da Faepa, segundo o despacho, foi considerada plenamente adequada ao Projeto Assistencial elaborado pelo Departamento Regional de Saúde VIII de Franca. Após uma avaliação técnica da comissão responsável pela seleção, a proposta da Faepa foi considerada viável, levando à sua escolha como vencedora do chamamento público. Assim, a fundação assume a responsabilidade pela administração do Hospital Regional “Três Colinas”, contribuindo para a melhoria do atendimento de saúde na região.

